PEÇAS DE REPOSIÇÃO

TURBINAS

turbinas para jateamento

A eficiência total da operação de limpeza por jateamento depende principalmente das condições das peças da TURBINA e de sua regulagem.

Com os componentes da TURBINA regulados e operando adequadamente, a performance do equipamento aumenta, possibilitando maior número de horas de produção, menor tempo de jateamento e menor custo de manutenção.

ROSCAS TRANSPORTADORAS

Também chamada de “Transportador Horizontal de Abrasivo”, consiste em um sistema de transporte horizontal de abrasivo, destinado a fazer o recolhimento automático do abrasivo no piso da cabine até a base do elevador de canecas e também da cabeceira do elevador de canecas para a peneira rotativa, sem que haja interferçencia do operador do jato.

CAIXAS DE CONTROLE

Se a granalha não atingir as peças a serem jateadas, também não poderá limpá-las. Com isso, a eficiência do jateamento também depende da direção do abrasivo arremessado sobre as peças e é a caixa de controle que possui esta função dentro da TURBINA.

O formato do jato produzido pela turbina pode ser lançado em qualquer direção mediante ajuste da caixa de controle que tem uma regulagem total de 360 graus.

Uma vez ajustada, ela continuará arremessando a granalha na direção correta até que o desgaste em sua abertura altere esta condição.

O desgaste em uma das bordas aumenta a abertura da caixa de controle, aumentando com isso o leque da granalha, fazendo com que mais partes da máquina sejam atingidas pelo jateamento e uma menor quantidade de granalha lançada em seu ponto quente, causando desgaste prematuro em peças internas da máquina e diminuindo a eficiência do jateamento.

DESGASTE MÁXIMO (depende do modelo da turbina)

A caixa de controle é uma peça sujeita ao desgaste natural com o funcionamento da TURBINA. Este desgaste é mais intenso na borda, dependendo do modelo de turbina e ao atingir 12mm, a caixa de controle deverá ser subsitituída por uma nova.

CONJUNTOS EIXO-MANCAL

As turbinas das nossas máquinas de jateamento possuem um conjunto eixo-mancal que serve como interligação da turbina com o motor. A grande vantagem deste sistema é a de que qualquer vibração originada na turbina não será transmitida para o motor, esta vibração será absorvida pelos rolamentos internos do eixo-mancal, que são robustos, projetados para este tipo de aplicação, com isso não haverá diminuição da vida útil do mesmo.

ELEVADORES DE CANECA

ELEVADORES DE CANECA

Fabricamos em módulos de chapa de aço carbono com construção dobrada e soldada, contendo tampas para realizar inspeções internas. Possui uma correia de borracha, com lonas para aumentar sua vida útil, onde são montadas as canecas, que são fabricadas em ferro fundido e fixadas na correia com parafusos especiais. Possui também polias, na seção inferior e na cabeceira, que são fabricadas em ferro fundido e revestidas com borracha. Na cabeceira existe um sistema de esticamento da correia,permitindo assim o seu perfeito alinhamento e também o esticamento no decorrer do seu uso.

IMPULSORES

IMPULSORES

O impulsor é montado dentro da caixa de controle e fixado através de um parafuso na extremidade do eixo da TURBINA. Girando com a mesma rotação da TURBINA, produz um fluxo de abrasivo através da abertura da caixa de controle.

Quando em perfeitas condições, cada segmento do impulsor fica com um avanço em relação à respectiva palheta da TURBINA. Esta posição é determinada automaticamente pelo ressalto ou rebaixo existente em sua parte traseira. Este avanço faz com que a descarga do abrasivo atinja a face frontal das palhetas da TURBINA, após passar pela abertura da caixa de controle.

Com o uso, as suas aberturas de passagem da granalha vão aumentando pelo desgaste e com isso o avanço é diminuido, fazendo com que, após certo limite, uma parte do abrasivo atinja as extremidades das palhetas e depois passe por trás delas, prejudicando o formato do jato, diminuindo a eficiência do jateamento e causando um desgaste anormal nas peças internas da TUBINA.

ESTEIRAS DE BORRACHA

A esteira de aço é utilizada normalmente para jatear peças grandes em fundições e forjarias e que geralmente estão quentes. Na instalação de uma esteira de aço é aconselhável inspecionar as condições do desgaste dos elos e sempre que possível mantê-los em melhores condições de uso. Para manter o bom alinhamento da esteira aconselhamos a fazer a substituição dos elos sempre em pares.

As travessas da esteira de aço devem estar sempre em boas condições de uso para que não ocorra a quebra dos elos. Os pinos, roletes e buchas utilizados na montagem de uma esteira de alo, são fabricados pela ATOMS DO BRASIL em aço especial com tratamento térmico para atingir a dureza necessária para esta aplicação.

FILTROS E EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE POLUIÇÃO

O bom funcionamento do sistema de exaustão é de vital importância na eficiência da operação de uma máquina de jateamento. Areia, finos e outros contaminantes no mix operativo da granalha podem aumentar o tempo de jateamento e diminuir drasticamente a vida útil das palhetas e dos outros componentes vitais do equipamento. Estes problemas podem ser evitados com manutenção adequada no sistema de exaustão e captação de pó. AS peças de reposição acessórios e dispositivos de controle recomendados pela ATOMS DO BRASIL são altamente eficientes para assegurar operações de pico dos filtros, com um mínimo de manutenção.

CARTUCHO FILTRANTE ESPECIAL ULTRA-WEB

CARTUCHO FILTRANTE ESPECIAL ULTRA-WEB

“RETARDA-CHAMA”

Filtros para Coletores de Pó

Agora nossa eficiência elevada Ultra-Web®media patenteado, está disponível para atender os mais exigentes níveis de qualidade, segurança e durabilidade. O filtro está dotado com o meio filtrante ULTRA-WEB o único existente no mercado, líder mundial em vendas. Com esta característica, este papel possui uma película protetora, onde principalmente, em casos de incêndio, provenientes de algum tipo de fagulha juntamente com o pó gerado pelo jateamento, este papel ULTRA-WEB, retarda ao máximo a propagação da chama facilitando uma ação imediata, sem danificar o equipamento.

Solicite um orçamento

Deixe sua mensagem

Ligue agora

Fechar Menu
Open chat
Powered by